2018-06-29

 

A SCUBIC en(cantou) no Startup Competition da Rock in Rio Innovation Week @LACS. O júri não teve dúvidas em atribuir a distinção BfK Awards* e o primeiro lugar do concurso a este projeto, que tem como base cinco anos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) de uma equipa da Universidade de Aveiro.

A startup, liderada por Bruno Abreu, desenvolveu um sistema de poupança energética para redes de distribuição de água, que terá um enorme impacto económico para as empresas, mas também para a sustentabilidade de todo o setor das águas, fundamental para a sociedade.

Bruno Abreu, estudante de Doutoramento, explica que foi necessário “reunir I&D junto da Universidade de Aveiro para conseguir resolver os diferentes problemas encontrados e decidir transferir esse conhecimento para um produto real e lançá-lo no mercado”.

Katiuska Cruz, coordenadora do programa Born From Knowledge (BfK), sublinha que “é de extrema importância que o conhecimento nascido na Academia seja aplicado na resolução de problemas reais. Assim, um projeto como o SCUBIC, que resulta da investigação de recursos humanos altamente qualificados para a utilização mais sustentável de um bem tão escasso como é a água, não podia deixar de receber o nosso reconhecimento”.

A entrega do BfK Awards ficou a cargo da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, que sublinhou que esta “distinção tem a seu montante a aposta no conhecimento e na formação e pretendemos que contribua para valorizar o investimento em ciência e tecnologia junto da sociedade e, em particular, dos jovens”.

 

Notícias relacionadas:

BfK Awards distingue ferramenta de gestão de energia para redes de água (in i9 Magazine)

 

* A distinção BfK Awards é cofinanciada pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização. | Mais informações