2018-06-01

O Salt & Dreche, criado por uma equipa de alunos das universidades do Porto e do Minho, é um snack salgado feito a partir do aproveitamento de um subproduto da indústria cervejeira – o dreche - e venceu a distinção BfK AWARDS* atribuída em paralelo ao  Prémio ECOTROPHELIA 2018.

O dreche, até agora era apenas reutilizado em rações animais ou fertilizantes, poderá assim ser utilizado  na alimentação humana, ganhando valor.

Para Rita Dias, a porta-voz da equipa, estamos perante um desenvolvimento que “pode abrir uma nova visão sobre a categoria de snacks”, uma vez que tem um alto valor nutritivo, é mais saudável, sem corantes nem conservantes, e é ainda rico em proteínas e fibras vegetais. O Salt & Dreche é também rico em sabor, dispensando as quantidades de sal habitualmente presentes em muitos  snacks.

“Os Drechies”, nome da equipa que desenvolveu o produto, vão ainda beneficiar do acompanhamento do projeto pela ANI ao longo dos próximos 12 meses e da oportunidade de participar na SIAL Paris. Foi-lhes ainda atribuído um prémio monetário no valor de 500 euros e um IP Strategy Voucher - serviço de diagnóstico e consultoria de Propriedade Industrial, pela Patentree.

Este produto ficou em terceiro lugar no Prémio ECOTROPHELIA 2018, cujos vencedores foram conhecidos no passado dia 25 de maio, no Porto.

 

* A distinção BfK AWARDS é cofinanciada pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020

Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização. | Mais informações